Henrique Oswald foi um dos compositores mais importantes de sua geração. De inspiração requintada e romântica, forma impecável, conhecia seu ofício, encantando até hoje os conhecedores de música com suas idéias originais e mesmo pioneiras. Sendo também pianista, compôs especialmente para piano, embora deixando-se seduzir por todos os gêneros da música erudita: concertos para orquestra sinfônica, peças para violino e violoncelo solo, música de câmara como trios, quartetos e quintetos, óperas e uma produção generosa de música sacra, assim como canções para canto e piano.

Henrique Oswald deu início, também, a toda uma descendência que lhe tem honrado o sobrenome com talento e dedicação. Filho de uma mulher enérgica e lutadora, musicista talentosa, passaria para filhos e netos o gene artístico que neles se desenvolveriam sob as formas da pintura, gravura e música.

Aqui pretendemos contar também a história desta família através de seus membros - todos envolvidos com arte - dela e para ela vivendo, e acompanhar os caminhos seguidos por cada um, com seus valores e hierarquias.

Sabemos da importância da arte, da necessidade que o ser humano tem dela e esperamos que este site venha não somente trazer a público mais um pouco da vida e obra de Henrique Oswald, como também despertar interesse. Que seja um convite para o aprofundamento e desenvolvimento de cada visitante que muitas vezes ignora suas próprias potencialidades.

Maria Isabel Oswald Monteiro